Online Wallets na Ethereum

Yule Souza Andrade
4 min readSep 21, 2017

A primeira dificuldade que se enfrenta ao se envolver no mundo da Ethereum é entender os termos utilizados. Para armazenar seus ETH ou para fazer transações utilizando a blockchain da Ethereum, é necessário possuir uma wallet. Uma wallet é a interface na qual você utiliza para gerenciar suas contas de Ethereum.

As contas na Ethereum possuem dois itens, endereço (public key) e uma senha (private key). Os endereços são utilizados para informar as pessoas onde se deve fazer os depósitos. São formadas por 40 caracteres hexadecimal. Por exemplo:

0xfF68627857f98355041A09412958A783CE67ef38

A private key é utilizada para aprovar transações da conta, confirmando que você é de fato o dono dela.

Existem diferentes tipos de wallets sendo as principais:

Exchange Wallet: São gerenciadas pela Exchange. Apesar de te fornecer os endereços para depósito, a exchange não te fornece a private key, sendo assim, é necessário utilizar interface web da exchange para fazer depósitos e retiradas. Por motivos de segurança a exchange não armazena seus ETH no endereço de depósito.

Bitifinex Exchange Wallet

Online Wallets: São sites como MyEtherWallet (MEW) que agem como intermediários para que você possa gerar sua conta e também para que possa realizar transações, entretanto você é controlador da conta.

MyEtherWallet Online Wallet

Paper Wallets: É o par, endereço e private key impressos. Normalmente utilizada para backup.

Paper Wallet

Existem também versões desktop e hardware de wallets mas que não são foco deste post.

Criando uma conta utilizando MEW:

Para se criar uma conta utilizando MEW basta um password. Este password não é sua private key. Ao digitar o password o site gerará um par de endereço e private key aleatório para você. Para garantir sua segurança, ele automaticamente armazenará essas informações em um arquivo criptografado, o Keystore File. Dentro dele a private key estará protegida pelo password. O Keystore File é a melhor maneira de acessar as informações da sua conta, você pode salvá-lo no computador, armazená-lo no email ou salvá-lo na nuvem, entretanto deve-se possuir um password forte para que seja impossível quebrar sua criptografia. Em seguida, imprima sua paper wallet ou anote sua private key, ela será seu backup. Por último, acesse sua carteira e anote seu endereço público.

Criando uma conta utilizando MEW

Não é necessário acessar sua wallet para obter o saldo da conta e ver as transações passadas. Como na Ethereum todas as transações são públicas, você pode utilizar um Web Explorer para acompanhar a transação, como Etherscan, basta pesquisar seu endereço público.

Etherscan Web Explorer

Um detalhe sobre segurança para que fique bem claro: a carteira em papel e a Private Key (unencrypted) dão acesso automático a sua conta, sem uso da senha, então não os deixe cair em mãos erradas.

Criando uma conta utilizando MetaMask:

Metamask é uma outra wallet online, mas ao invés de realizar essa interface através de um site, ela utiliza uma extensão de browser (Google Chrome ou Firefox) para te permitir fazer transações, tornando-a mais versátil, mas muito menos intuitiva. Assim como o MEW, basta um password para gerar a conta. O backup é realizado através de palavras chave, guarde-os adequadamente.

O Metamask te permite enviar transações assim como qualquer wallet, mas sua principal vantagem se dá quando visitamos um site com interface Ethereum. Transações complexas (como contratos de ICOs) são carregadas diretamente no Metamask, através de códigos (scripts) da página que você está visitando. Enviar uma transação torna-se simples como apertar um botão numa página.

O MEW possui suporte para metamask, e permite conexão direta da sua Metamask wallet

Comentários sobre segurança: Lemos bastante que não é seguro armazenar fundos e tokens em exchange, sendo mais seguro armazenar em wallets. Isto não é inteiramente verdade. As wallets mais seguras são do tipo cold wallets. Elas rodam localmente em um servidor dedicado, sem contato com internet, estando protegido de ataques hackers. O processo de criação de cold wallets é complexo e exige hardware dedicado para tal. O processo descrito neste post são do tipo hot wallets. Apesar de exchanges serem alvos mais atrativos para hackers pela quantidade de dinheiro administrado, as exchanges também investem grandes somas na segurança de seu processo, possuindo diversas cold wallets e diversos níveis de proteção. Armazenar dinheiro em exchange é semelhante a terceirizar sua segurança a alguém que está mais apto a fazê-lo. Se você está iniciando no mundo de cryptomoedas, avalie adequadamente qual caminho tomar.

--

--